quarta-feira, 10 de junho de 2009

Lançamento da Casa do Psicólogo


Comprei durante o II Seminário Internacional de Habilidades Sociais (muito bom, por sinal!) um livro espetacular, intitulado Como falhar na relação? Os 50 erros que os terapeutas mais cometem (de Bernanrd Schwartz e John V. Flowers, Casa do Psicólogo, 2009). Ainda estou na primeira parte mas já me encantei com a proposta dos autores, bem como com a inventiva e cuidadosa diagramação da editora. O título dos capítulos é muito ilustrativo:

I Como errar antes mesmo de começar a terapia

II Como fazer avaliações incompletas

III Como ignorar a ciência

IV Como evitar a colaboração do cliente

V Como destruir o relacionamento terapeuta-paciente

VI Como estabelecer limites incorretos entre o terapeuta e o cliente

VII Como fazer com que o paciente não se envolva no cumprimento das metas

VIII Como piorar atitudes que já são ruins

IX Como evitar o confronto com os pacientes

X Como fazer com que os clientes recusem o uso de remédios

XI Como não encerrar uma terapia

XII Como chegar ao desgaste total do terapeuta

XIII Considerações finais: a capacidade humana de recuperação

Prefaciado pelo famoso psicólogo Arnold Lazarus, este livro utiliza a abordagem cognitivo-comportamental como base para seus apontamentos, mas como afirma a editora Chistiane Gradvohl Colas na Apresentação à edição brasileira “o leitor atento, porém, perceberá que os erros descritos pelos autores e as soluções sugeridas aplicam-se a qualquer situação de terapia, transcendendo sua base teórica”.

Este é, na verdade, o grande diferencial deste livro: tratar do dia-a-dia da pratica psicoterapia independente da abordagem teórica seguida pelo terapeuta. Existem muitos livros sobre a teoria das psicoterapias, mas muito poucos exploram a prática, o dia-a-dia, o cotidiano, enfim, a vida real e a complexidade da prática psicoterápica. Lembro-me, agora, de três: Os desafios da terapia – Reflexões para pacientes e terapeutas (de Irvin Yalom, Ediouro, 2006), Cartas a um jovem terapeuta – Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos (de Contardo Caligaris, Elsevier, 2004) e Entrevista de Ajuda (de Alfred Benjamim, Martins Fontes, 1978). Já ouvi falar também de um chamado Ser Terapeuta, mas ainda não o li. De qualquer forma, este lançamento da Casa do Psicólogo preenche um vazio na literatura brasileira no que se refere ao real – e não ao ideal – do cotidiano de um psicoterapeuta. Fica a dica!

OBS: algumas partes do livro estão disponíveis no Google Books: clique aqui para ver.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Felipe,

Adicionei o seu blog ao Planeta Saúde Brasil, mas gostaria de saber se é possível alterar o tema do seu blog para que o seu texto não saia em branco (nem amarelo). Quem ler pelo feed no Google Reader, por exemplo, não vai enxergar texto nenhum ou, se amarelo, muito claro.

Vladimir Melo

Felipe Stephan Lisboa disse...

Vladimir, já tentei alterar a cor do blog mas, para isso, teria de modificar post por post... e já são mais de 250... daria um trabalhão... nas férias espero fazer isso... agradeço a dica... felipe

Vladimir Melo disse...

Sem problemas.
Talvez possa fazer algum teste de cores (quem sabe adotar o cinza) e conciliaria o feed e o tema do seu blog.
Se isso puder ser feito daqui em diante, os leitores que usam feed ou que leem pelo Planeta Saúde Brasil vão se beneficiar.

Vladimir

Luciana disse...

Adorei essa dica de livro, muito legal.

Michelle disse...

Ótima dica, já li os outros três que citou !

O Blog é 10, as sátiras então nem me fale...rs

Abração !