segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Top 12 - Filmes e séries sobre transplantes ou transferências de cabeça, cérebro, mente ou alma



Um tema extensamente explorado pela ficção científica contemporânea é a transferência da mente ou do cérebro de um corpo para outro ou de um corpo para uma máquina. Especificamente sobre a questão da transferência da mente para uma máquina (também chamada de upload mental), já tratei extensamente em um post recente, denominado Em busca da imortalidade da mente. No presente post eu gostaria de trazer uma lista de filmes e séries, do pior ao melhor (na minha humilde opinião), que tratam das possibilidades de transferência ou transplante de cabeça, cérebro, mente/consciência ou alma. Optei por ignorar nesta lista todo o enorme e lucrativo filão dos filmes de troca de corpo (ou troca de mente) como Se eu fosse você, Sexta-feira muito louca, Coisas de meninos e meninas, De repente 30, Garota veneno, Eu queria ter a sua vida, dentre muitos outros. E o motivo é que nestes casos a "troca" é apenas temporária, não constituindo propriamente um transplante ou uma transferência de mente ou consciência - além disso, a maioria destes filmes é de qualidade muito duvidosa. Da mesma forma ignorei produções nas quais há uma transferência momentânea da mente para determinados fins, como é  caso dos filmes Avatar, Substitutos e Contra o tempo, nos quais os personagens controlam "avatares" reais ou virtuais à distância - mas podem regressar ao próprio corpo quando desejarem. Nestes casos tratam-se "apenas" de tecnologias de interface cérebro-máquina e não, propriamente de transferências ou transplantes. Tendo tudo isso em vista, segue a minha lista.

12- Transcendence: A revolução (2014) - Tema: Transferência de mente

Comentário: Neste filme terrível, dirigido por Wally Pfister, em sua estreia na direção, acompanhamos o cientista Will Caster (Johnny Depp) transferir a própria mente para um computador quântico e, com isso, se tornar incrível e exageradamente poderoso. A ideia era boa, o resultado foi catastrófico. Na minha singela opinião, o pior filme já feito sobre o tema.

11 - Vigilante do amanhã: Ghost in the Shell (2017) - Tema: transplante de cérebro



Comentário: Nesta insossa refilmagem da clássica animação japonesa Ghost in Shell, lançada em 1995, temos como protagonista a agente Major (Scarlett Johansson), que é uma cyborg, mistura de cérebro real com corpo artificial - aliás, no mundo retratado tanto pela animação original quanto por este filme, quase todas as pessoas são parcialmente (ou totalmente) máquinas. O título original de ambas produções, Ghost in shell ou "fantasma na concha", remete à ideia de "fantasma na máquina" introduzida pelo filósofo Gilbert Ryle (veja mais aqui) para criticar a visão dualista de Descartes segundo o qual nossa alma (fantasma) habita um corpo (concha/máquina).

10 - Sem retorno (2015) - Tema: transferência de mente



Comentário: Neste interessante mas não memorável filme do diretor Tarsem Singh, cujo título original é Self/less (que poderíamos traduzir por Eu/menos ou Sem um eu), acompanhamos Damian (Ben Kingsley), um rico empresário que está com câncer terminal e, por isso, decide se submeter a um procedimento de transferência de sua mente/consciência para um corpo artificial jovem e saudável (Ryan Reynolds). A grande questão é que após tal transferência ser realizada ele descobre que o corpo para o qual sua mente foi realocada era de uma pessoa real, e com isso ele se vê envolvido em uma complexa trama. Um bom filme, mas que poderia ser muito melhor.

9- O cérebro que não queria morrer (1962) - Tema: transplante de cabeça


Comentário: Lançado em 1962, este bizarro e já clássico filme trash conta a história do experiente e obsessivo cirurgião Bill Cortner em sua saga para transplantar a cabeça viva de sua noiva. Já analisei anteriormente este filme, assim como a proposta real de transplante de cabeça feita em 2017 pelo neurocirurgião italiano Sérgio Canavero - veja aqui. OBS: uma refilmagem deste filme já foi gravada e está em fase de pós-produção - a previsão de lançamento é para 2018. Veja fotos dos bastidores e informações detalhadas sobre a produção e o elenco  neste link.

8- Soldado do futuro (2013) - Tema: transferência de mente  
 
Comentário: Nesta fascinante produção britânica, que também fez parte de nosso Top 10 - Filmes e séries sobre Inteligência Artificial, acompanhamos o cientista Vincent McCarthy no processo de transferência da mente de Ava (Caity Lotz) para um corpo artificial, de forma a transformá-la em uma poderosa máquina de guerra - não por acaso, o título original do filme é The machine.  

7-  Advantageous (2015) - Tema: transferência de mente



Comentário: Nesta interessante produção de ficção científica feminista - escrita, dirigida e protagonizada por mulheres - acompanhamos Gwen (Jacqueline Kim), uma mulher de cerca de 40 anos, mãe solteira de uma garota e funcionária de um laboratório farmacêutico, que é demitida e, por estar "velha demais" para regressar ao mercado de trabalho (e com medo de não ter como sustentar sua filha) acaba por se submeter a um procedimento experimental de transferência de sua mente para um corpo mais jovem. Veja duas ótimas análises deste filme aqui e aqui.  
 
6- O homem com dois cérebros (1983) - Tema: transplante de cérebro


Comentário: Neste bizarro e hilário filme dirigido pelo cineasta Carl Reiner, acompanhamos o neurocirurgião Michael Hfuhruhurr (intepretado pelo genial Steve Martin) em sua busca por um corpo para "alojar" o cérebro sem corpo de uma mulher por quem ele se apaixonou perdidamente e com o qual se comunica telepaticamente. Já analisei este filme em um outro post - veja aqui.

5 - Black Mirror (2017/2018) - Tema: transferência de mente


Comentário: A fantástica série de ficção científica Black Mirror, que já analisei em outras ocasiões (ver aqui e aqui, por exemplo), tratou do tema da transferência da mente em pelo menos três episódios: White Christimas, San Junipero e Black Museum. No primeiro deles a transferência (na verdade, uma cópia da mente) é feita para um dispositivo eletrônico que pretende controlar toda a tecnologia da casa da pessoa; no segundo caso, a mente da pessoa é transferida, após sua morte, para um dispositivo que cria uma realidade virtual; finalmente, no terceiro, a consciência da pessoa é transferida para um boneco de pelúcia. Assustador!

4- Altered Carbon (2018) - Tema: transferência de mente


Comentário: Esta belíssima série, lançada pelo Netflix, retrata uma sociedade na qual o upload mental é absolutamente comum. Neste mundo, as pessoas, ou melhor, suas mentes, não morrem jamais: quando o corpo perece, um disco rígido com o conteúdo de sua mente é simplesmente realocado em um novo corpo ou "capa" (que pode ser de um outro gênero, idade ou etnia) e a vida continua indefinidamente - como afirma o protagonista, você troca de capa como uma cobra muda de pele. Já escrevi sobre esta série em outro post - veja aqui.

3 - Corra! (2017) - Tema: transplante de cérebro

Comentário: Neste assustador filme, que concorreu ao Oscar de Melhor filme e venceu o de Melhor Roteiro Original em 2018, acompanhamos o jovem fotógrafo negro Chris (Daniel Kaluuya) durante uma visita aos pais, brancos, de sua namorada. Muito embora a temática do racismo e das relações raciais sejam centrais, o filme retrata ainda a possibilidade de transplante de cérebro (e eu não vou revelar de que forma para não estragar o final do filme).

2- Transfers (2017) - Tema: transferência de mente

Comentário: Esta excelente série francesa, lançada em 2017 e recentemente incluída no catálogo da Netflix, retrata uma sociedade na qual a transferência de mentes para outros corpos é comum, ainda que ilegal. A história central da série gira em torno de um marceneiro que se afoga e tem sua mente ilegalmente transferida para o corpo de um policial que trabalha justamente no combate à transferência ilegal de mentes. A série explora muitíssimo bem os impactos individuais, sociais e religiosos da possibilidade de transferência de mente - tal qual a série Humans faz com a temática da inteligência artificial - e traz uma série de questionamentos muito pertinentes sobre a relação da mente/alma com o corpo e o cérebro. Excelente!

1- Almas à venda (2009) - Tema: transplante de alma


Comentário: Neste bizarro e pouco conhecido filme da diretora Sophie Barthes acompanhamos o talentoso ator Paul Giamatti, que aqui interpreta a si próprio - ou melhor, uma versão de si próprio, já que ninguém pode, digamos, se auto-interpretar. Pois bem, na louca trama deste filme, originalmente denominado Cold souls (Almas frias), Giamatti se encontra em meio a uma crise existencial e criativa, não conseguindo se separar do personagem que está ensaiando para interpretar no teatro (Tio Vânia, personagem concebido pelo escritor e dramaturgo russo Anton Tchekov). E para sanar este problema ele decide procurar uma empresa especializada na extração e depósito de almas (que quando são extraídas tomam a forma de uma pequena ervilha que representa a glandula pineal, uma pequena glândula localizada no meio do cérebro que para o filósofo René Descartes era a sede da alma no corpo). E assim ele o faz e, sem o peso de sua alma, ele se sente muito mais leve e menos angustiado. Por outro lado ele não consegue mais interpretar o personagem - afinal, como interpretar sem alma? Aí ele decide, então, experimentar a alma de um poeta russo, mas logo percebe que esta alma é nobre e complexa demais e acaba por rejeitá-la. Por fim ele decide re-implantar sua própria alma. O problema é que ela foi roubada e enviada para a Rússia - e transplantada em uma bela atriz russa - através de um complexo esquema de tráfico de almas (que envolve, dentre outras coisas, "mulas" de almas, que são mulheres "desalmadas" que levam, dentro do próprio cérebro, almas roubadas dos Estados Unidos para a Rússia). Só por esta breve descrição dá para perceber a loucura e a genialidade deste filme, que tem início com uma citação atribuída ao livro Paixões da alma, de Descartes: "A Alma localiza-se em uma pequena glândula no centro do nosso cérebro" (a citação correta e completa, na verdade é: "a parte do corpo em que a alma exerce imediatamente suas funções não é de modo algum o coração, nem o cérebro todo, mas somente a mais interior de suas partes, que é uma glândula muito pequena situada no meio de sua substância"). Um filme imperdível para quem se interessa pelas discussões sobre a relação entre mente/alma e cérebro/corpo e também por filmes estranhos e originais como Quero ser John Malkovich e Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Veja uma ótima análise do filme Almas à venda aqui.

Pós-escrito: além dos filmes e séries acima, indico ainda um curta-metragem fantástico que trata do tema do upload mental: The final moments of Karl Brant. Assista o filme abaixo.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: