terça-feira, 8 de julho de 2014

A culpa é da psicóloga? Ah, fala sério!



O Brasil perdeu de lavada para a Alemanha e está fora da Copa do Mundo. Ruim, né? Péssimo, sem dúvida alguma. Inacreditável até. Quem poderia imaginar ou prever um resultado desses? (parece que só este sujeito, que sonhou com o 7 a 1 para a Alemanha!). Mas como uma coisa dessas pôde acontecer? As explicações variam mas normalmente envolvem algum tipo de culpabilização. Uns culpam o técnico Felipão (ele próprio reconhece sua responsabilidade), outros culpam os jogadores (individualmente ou a equipe como um todo), outros apontam ainda para a ausência de dois importantes jogadores (Tiago Silva e, especialmente, Neymar) e também tem aqueles que, surpreendentemente, culpam a psicóloga da seleção, Regina Brandão. Digitando-se a expressão "psicóloga" no Twitter é possível encontrar dezenas, centenas, talvez milhares de tweets acusando e culpando a psicóloga pelo fracasso da seleção brasileira (selecionei três na imagem acima). Faz sentido uma coisa dessas? Não creio. 

Antes de tudo, é importante compreender que diante de uma perda tão absurda como a sofrida pela seleção brasileira, muitas vezes a primeira reação dos torcedores é buscar um culpado. Identificado o alvo, volta-se toda a raiva e o descontentamento para esta pessoa, o que, curiosamente, gera um alívio e uma sensação de que as coisas tem algum sentido. Diante do inexplicável é muito mais confortável recorrer à explicações simplistas do que se dar conta de que existem muitos fatores em jogo - literalmente. Tendo isto em vista, será que faz algum sentido culpar a psicóloga pelo fracasso do Brasil na Copa? (se bem que não foi propriamente um fracasso pois o Brasil chegou até as semifinais, o que outras 28 seleções do mundo não conseguiram). Em minha visão não faz sentido algum, pois a vida é muito mais complexa do que essa visão culpabilizadora dá a entender. 

Em primeiro lugar cabe apontar que não são só fatores psicológicos que pesaram para o péssimo resultado do Brasil no jogo contra a Alemanha. Fatores técnicos/táticos também pesaram - e muito, talvez até mais do que os fatores psicológicos/emocionais. Em segundo lugar, a psicóloga foi chamada às pressas pela equipe técnica após o extenuante jogo contra o Chile, como que para apagar um incêndio. E ainda, segundo esta reportagem, Regina não pôde se dedicar completamente ao trabalho com a seleção em função de outros compromissos profissionais. Como ela mesmo disse, "Eu estava em aulas na universidade [onde trabalha], então estava indo e voltando. Não podia ficar aqui por muito tempo, porque além das aulas tenho o meu consultório. Agora entrei de férias na sexta-feira", explicou a psicóloga - o que é extremamente curioso, afinal será que a CBF não teria condição de contratar uma profissional para trabalhar exclusivamente com a seleção nesse momento? 

De toda forma, seu trabalho - que não sei bem no que consistiu (a mídia falou apenas em "conversas" com os jogadores - inclusive por WhatsApp!) - foi absolutamente pontual. E uma intervenção pontual e rápida como essa e nunca poderia ter a mesma eficácia do que um trabalho mais longo e profundo, como aquele realizado por muitos psicólogos do esporte em diversos times brasileiros e estrangeiros. Imaginar que um psicólogo sozinho e rapidamente poderia resolver todos os problemas da seleção é de uma ingenuidade sem tamanho. Seria como imaginar que um psicólogo clínico, com poucas sessões de terapia, poderia resolver problemas complexos e antigos de uma pessoa - se é que, de fato, o psicólogo "resolve" os problemas das pessoas (prefiro falar que contribui para a resolução). Tudo isto sinaliza para o fato de que o trabalho do psicólogo pode funcionar sim, pode ser extremamente útil e importante para uma equipe esportiva, mas não da forma mágica e rápida como muitas pessoas desejam.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: