sexta-feira, 21 de março de 2025

Três excelentes e impactantes documentários sobre algumas mazelas dos nossos tempos

A recém-lançada minissérie documental "Uma atualização sobre a nossa família", disponível na Max, é muito forte e impactante. Ela conta a história de um famoso casal de youtubers que criou um canal no qual mostravam, como se fosse um reality show, o dia-a-dia com os filhos. Em certo momento eles decidem adotar um garoto chinês e este garoto, que viria a ser diagnosticado com autismo, passa a fazer parte desse insano reality familiar, no qual quase tudo é filmado. Acontece que após certo tempo, o casal decide desfazer a adoção, devolvendo a criança para seu país de origem - para o absoluto choque dos fãs do canal, que se que tornam instantaneamente haters. A minissérie é perfeita na forma como retrata essa dinâmica fluida das redes, na qual o amor pode rapidamente se tornar ódio. Mas a produção também deixa claro como que por mais que as pessoas se exponham, elas nunca mostram tudo - na verdade elas só mostram aquilo que querem mostrar de acordo com certa narrativa. A realidade é, como sempre, extremamente complexa, multifacetada e difícil de ser acessada e plenamente compreendida. Como bem disse o escritor espanhol Javier Marias "a verdade é sempre um emaranhado".

O documentário "A conspiração consumista", recém-lançado pela Netflix, analisa as principais estratégias utilizadas pelas grandes empresas globais para fazer as pessoas consumirem cada vez mais - o que, por sua vez, gera uma quantidade absurdamente insana de resíduos/lixo, despejados a cada instante em nosso planeta. Muito embora tente trazer um tom esperançoso, o documentário dá uma dimensão bastante precisa - e assustadora - do buraco em que a gente se meteu. Minha única crítica é que embora condene a atuação de diversas empresas, o documentário não se aprofunda na causa primária desse problema que é o capitalismo, sistema baseado na lógica do crescimento perpétuo, absolutamente incompatível com a lógica da preservação ambiental. Ainda assim, recomendo fortemente esse documentário, que é tão assustador que poderia facilmente ser classificado como um filme de terror.

No documentário No other land (Sem chão), vencedor do Oscar de Melhor Documentário este ano, acompanhamos de dentro - isto é, sob o olhar palestino - a destruição de casas e até de uma escola pelo exército israelense na região montanhosa de Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada. O filme retrata o terror vivenciado pelas famílias ao se verem, de um instante para o outro, sem suas casas - e sem as vidas que tinham anteriormente. E as pessoas dessa comunidade ainda têm de lidar cotidianamente com as ameaças e violências do exército de Israel - que compõem um cenário de grande terror psicológico. Se este documentário não conseguir sensibilizar as pessoas para a situação dos palestinos - seja na Cisjordânia seja em outros lugares - eu não sei o que mais poderia ser feito. Simplesmente assistam!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: