sábado, 17 de abril de 2021

7 filmes protagonizados por cientistas mulheres

Aproveito a proximidade do fim-de-semana e a estreia, na Netflix, do filme Radioactive - que retrata a história da Marie Curie, cientista polonesa naturalizada francesa e que foi vencedora de dois Prêmios Nobel - para indicar outros 6 filmes protagonizados por cientistas mulheres. São eles: 1) Na montanha dos gorilas (1988); 2) Temple Grandin (2010); 3) Estrelas além do tempo (2016); 4) Contato (1997); 5) Aniquilação (2018) e 6) A chegada (2016). Uma observação importante é que os três primeiros filmes retratam cientistas reais ao passo que os três últimos retratam cientistas fictícias. Outra observação é que de todos estes 6 filmes o único que eu considero mediano é o Estrelas além do tempo - os demais eu avalio como excelentes! Quanto à Radioactive eu tive oportunidade de assistí-lo ontem e minha avaliação é a seguinte: a história real que o inspirou é sem dúvida fascinante e importante de ser retratada no cinema - até para que as novas gerações possam conhecer um pouquinho da vida e do trabalho da Marie Curie. Mas, enquanto obra cinematográfica, o filme é, na minha opinião, péssimo, tanto na abordagem de seu processo científico quanto no retrato de sua vida pessoal. Não achei o filme uma catástrofe completa mas ele está muito longe de fazer jus ao tamanho e a importância de sua protagonista. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: