quarta-feira, 14 de abril de 2021

12 livros sobre a história das neurociências


Segue aí mais uma lista de indicações bibliográficas (veja imagem acima). Desta vez eu trago uma série de livros dedicados à história das neurociências. Na verdade o mais correto seria falar em "história das intervenções, reflexões e estudos sobre o sistema nervoso" já que o campo das neurociências foi constituído e institucionalizado somente na década de 1960 nos Estados Unidos. Parafraseando uma famosa frase do Hermann Ebbighaus é possível dizer que as neurociências - como a psicologia - possuem um longo passado, ainda que uma história curta. Grande parte dos livros indicados tratam deste longo passado, anterior à constituição do campo neurocientífico, mas alguns deles também tratam, brevemente, de sua história curta. Como ocorreu na última indicação bibliográfica, grande parte dos livros sobre esse tema estão disponíveis apenas em inglês, infelizmente. Portanto, para a presente lista selecionei quatro livros publicados em português, um em espanhol e sete em inglês. Dentre aqueles publicados no Brasil indico fortemente o primeiro, Duelo dos neurocirurgiões, um excelente e acessível livro de divulgação científica sobre o passado dos estudos cerebrais. Se eu tivesse que indicar apenas um livro para quem quiser adentrar no tema eu indicaria esse - e também, como complemento, A história da neurociência, que é praticamente um livro didático sobre o tema (e, até por isso, bastante simplista em diversos aspectos). Outro livro bastante acessível é o Historia de la neurociencia, que faz um percurso bem abrangente sobre o tema, tratando das reflexões e estudos sobre o cérebro desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Já em inglês eu indicaria fortemente os dois últimos: livros soberbos, super-completos e recentes sobre o tema. Mas se eu tivesse que indicar apenas um destes dois livros eu indicaria o The idea of the brain: a story, lançado em 2020 e que é uma obra-prima. Enfim, caso você se interesse por estes temas (que me interessam muito) estas são as sugestões que eu daria. #ficaadica

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: