quarta-feira, 14 de abril de 2021

6 livros de introdução à filosofia da mente

Minha entrada nas discussões sobre as neurociências, que hoje é o meu tema de estudos, ocorreu, lá na graduação, pela filosofia da mente - agradeço imensamente ao professor Saulo Araújo, da UFJF, por isso! Considero esta área de estudos e reflexões absolutamente fundamental para qualquer um que se interesse pelos campos da psicologia e das neurociências. E isto porque a filosofia da mente estuda e reflete justamente sobre o chamado problema mente-cérebro, que é uma espécie de atualização do mais antigo problema corpo-alma. As questões sobre as quais os filósofos da mente se debruçam incluem: o que é a mente? De que forma a mente se relaciona com o cérebro? A mente possui uma natureza diferente do cérebro e do restante do corpo? Se a mente é criada pelo cérebro, como isso ocorre? E foi pensando na importância de tais reflexões para interessados em psicologia e/ou neurociências que eu fiz mais essa lista , com 6 livros de introdução à filosofia da mente, todos publicados e disponíveis em português (veja imagem ao lado). Alguns esclarecimentos sobre a lista: 1) meu livro preferido dentre todos esses é o primeiro, Mente: conceitos-chave em filosofia, que é um livro super-claro e ao mesmo tempo aprofundado sobre o tema, 2) coloquei nesta lista apenas um livro do João de Fernandes Teixeira, Como ler filosofia da mente, mas eu poderia indicar inúmeros outros, já que ele é o principal autor brasileiro sobre o tema; escolhi esse por ser o mais simples e introdutório; 3) descobri o livro Filosofia: textos fundamentais comentados (o terceiro da lista) por uma indicação do @psi.fsquestt em um de seus cursos - e fiquei encantado. Na verdade este é um livro de introdução geral à filosofia mas ele possui um capítulo específico sobre filosofia da mente (intitulado Mentes e corpos) que não apenas faz uma ótima introdução ao tema como ainda inclui, na íntegra, vários textos clássicos de área, em ótimas traduções. Sensacional! Quanto aos demais livros, são todos igualmente excelentes mas se eu tivesse que indicar apenas três eu indicaria os 3 primeiros. #ficaadica

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: