terça-feira, 1 de setembro de 2009

Piso Salarial dos Psicólogos


Recebi hoje o seguinte e-mail: "Prezados associados e demais psicólogos(as), segue em anexo texto do Projeto de Lei 5440/2009, de autoria do Dep. Mauro Nasif (PSB/RO), buscando estabelecer o Piso Salarial dos Psicólogos em R$ 4.650,00. Recebemos o pedido de divulgação da Federação Nacional de Psicólogos - Fenapsi (http://fenapsi. org.br/site/). Solicitamos que encaminhem para seus contatos. É do interesse da categoria publicizar ações que evidenciem a necessidade de mudança na realidade trabalhista do psicólogo brasileiro, pois acredita que uma luta de todos(as) só se faz com todos(as). Cadastrem-se no sítio da Câmara para acompanhamento do Projeto".

O Projeto de Lei - Clique aqui para ler.
Consulta para acompanhamento do Projeto na Câmara: clique aqui.
Deputado Mauro Nazif: clique aqui.
Email do Dep. Mauro Nazif: dep.mauronazif@camara.gov.br

Não custa lembrar o que disse o genial dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht no poema "O analfabeto político", recitado no belo video que segue.


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Anônimo disse...

Até q enfim encontrei uma pessoa q valoriza a profissao!!! Adorei O PROJETO E REALMENTE O PSICOLOGO está se desvalorizando me sentia como um peixe fora d agua sufocada achando q vivia em um mundo utópico mas nesse momento encontrei o meu oceano VAMOS LUTAR VAMOS MELHORAR NOSSAS CONDIÇOES DE VIDA POIS NAO NOS PREPERAMOS PARA UMA PROFISSÃO POR NO MINIMO CINCO ANOS PARA SERMOS MASSACRADOS POR SALARIOS VERGONHOSOS E SUFOCADOS POR TECNICOS Q COMPOEM OS FAMOSOS cras. Vamos em frente psicologos de todo país q se sintam injustiçados como EU!!! caviviane@ig.com.br. Sozinhos somos um grão de areia mas juntos formamos uma muralha

Anônimo disse...

Concordo plenamente com as idéias dadas a cima, estou no último ano do ensino médio e quero fazer faculdade de psicologia. Portanto eu apóio 100% neste projeto!

Anônimo disse...

Sou estudante de psicologia e é uma pena vermos que em pleno 2011 ainda não temos a valorização necessária para a aprovação de um piso para profissionais que promovem o desenvolvimento humano e auxiliam prevenção da saúde pública.
É notável que nossa sociedade tenha se tornado cada vez mais complexa, constituindo um quadro alarmante de conflitos e mudanças de valores, em que as esferas da vida privada e pública a um só tempo se polarizam e se (con) fundem em uma mesma dimensão. E
O consumismo, decorrente da industrialização e do avanço da tecnologia, a violência e a mídia parecem assumir grande influência no estilo de vida das pessoas, na forma de pensar destas e dos gestores deste país, substituindo boa parte dos modelos tradicionais de relações.
E é mais vergonhoso nos depararmos com colegas de trabalho que se sujeitam a estes vergonhosos “salários” que são propostos e o grande discurso dos governantes do nosso país, onde se dizem tão preocupados com o desenvolvimento do mesmo. Onde paga-se mau para profissionais que cuidam da saúde publica e da educação. O revoltante é não fazermos nada, enquanto tem áreas supervalorizadas e profissionais que ganham R$ 5.000,00, 15.000,00 e etc. não desvalorizando outras áreas, mais como temos profissionais da área da comunicação que ganha muito bem e parabéns para eles por saberem acontecer. E nós (psicólogos e futuros) somos bastante culpados, pois, não nos reunimos e lutamos para mostrar para a sociedade o nosso trabalho, o que demonstra para a maioria dos empregadores que estamos fazendo o que? Brincando de Divã, de ouvir, de conversar, ganhando para fazer nada ou brincar. E não ralando e estudando. Ficamos 5 anos e, em uma graduação para que? Lemos durante e depois diversos livros, coloquem diversos nisso, e os anos em especialização em uma determinada vertente... sim pois temos que ter uma identidade profissional, então não são apenas 5 anos...fora as especializações que qualquer área profissional possui. Já parou para pensar, vocês Psicólogos o quanto que lemos e nos preparamos teoricamente, acham que é pouco? Que merecemos estabelecer um piso menor do que as demais profissões que recebem 6, 7, 8 salários?! PQ? VAMOS A LUTA, ACORDEM!

Anônimo disse...

Concordo com todos os comentários principalmente o de cima... Uma profissão tão pouca divulgada e sem valorização já passou da hora das pessoas não terem mais preconceito com a profissão estudamos muito... estudamos por 5 anos e mais graduação para o bem estar das pessoas o que de diferente das outras profissões que ganham mais que um salário minimo não estou dizendo que eles não merecem mais nós também merecemos ser reconhecidos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com os comentários... Já passou da hora do profissional psicologo ser reconhecido e parar com esse preconceito com a profissão não ter um piso salarial é só mais um preconceito da sociedade... Vamos juntos acabar com essa desvalorização da profissão...

Anônimo disse...

Faz anosssssss que estamos nessa luta, nessa briga em relação ao piso salarial do Psicólogo, isso é um descaso!!!! espero que de fato algo se resolva e que a classe se reuna em prol de melhoras em nossa profissão. Pelo bem-estar pessoal e profissional de todos os interessados!

Anônimo disse...

Essa situação precisa ser mudada urgentemente! Somos uma classe desunida e passiva, por isso aceitamos receber sempre uma miséria e estra sempre abixo de outros profissionais. Sou Psicóloga há 13 anos, tenho 3 especializações, recebo o mesmo salário há 5 anos - com correções inflacionárias. Sempre menor do que o Administrador, O Engenheiro, o Dentista, o Advogado, o Médico... Acaso trabalhamos ou estudamos menos que estes? Acaso temos menor importância na nossa prática? Muitas vezes na Saúde ou nas empresas, somos nós que determinamos o trabalho, que fazemos a diferença, mas só temos status... Nosso salário é infame, não cobre nem os custos de formação e de educação continuada... Amo ser Psicóloga, mas estou realmente arrependida e decepcionada com a nossa profissão. Se fosse hoje, honestamente, teria seguido outra área. coninuo lutando, mas eu não acredito que as coisas mudem porque se já não temos emprego com esse miseráveis salários, se criarem um piso justo, o que irá acontecer? Continuo lutando... quem sabe um dia....

Anônimo disse...

Até que enfim alguém pela nossa profissão tão desvalorizada!! Mais do que na hora de mudar essa situação, uma profissão tão linda e tão necessária para todos, sendo tratada com tamanho descaso!!! Espero que um dia não muito distante a mudança aconteça!

Anônimo disse...

Vamos nos mobilizar... vamos usar o facebook para informar sobre a necessidade de um piso salarial para a classe... está passando da hora de haver melhorias nas nossas condições de trabalho... principalmente no que tange à questão salarial...

Unknown disse...

oi eu estou no final do ensino medio e penso em fazer psicologia, pois acho interesante...

E meu professor de sociologia passou esse poema, achei otimo esse poema... e os comentarios estao otimos concordo com vcs... espero q o salarios de psicologos sejam aumentado tbm... :D

Anônimo disse...

isso e uma vergonha