Um colega meu, não sei se sozinho ou com outras pessoas, criou um blog intitulado Piso Salarial dos Psicólogos Já, com o objetivo de mobilizar os psicólogos e a comunidade virtual de psicologia para esta importante e antiga reivindicação, sumariamente ignorada pelo CFP - que parece fazer questão de fechar os olhos para uma série de necessidades do trabalhador psi. Em um interessante debate realizado no blog KanzlerMelo sobre o conflito entre o (imbecil direitista) Diogo Mainardi e o (esquerdista) CFP, escrevi o seguinte:
Cadê o CFP lutando pela aprovação do piso salarial dos psicólogos? E pela fixação de uma carga horária semanal menor e mais adequada ao nosso tipo de trabalho? E fiscalizando os concursos públicos que oferecem salários miseráveis e péssimas condições de trabalho? Eles preferem fazer campanhas sobre grandes temas (maioridade penal, comunicação, sistema prisional, etc.) quando deveriam, também e principalmente – e está teoricamente é a função deles – representar os profissionais psicólogos, que trabalham muitas vezes com péssimos salários e em tenebrosas condições de trabalho. Talvez seja necessário ir do macro ao micro, sem esquecer do macro, óbvio, mas valorizando, essencialmente, o trabalhador psi… Nas próximas eleições do CFP e CRPs temos de ser bastante cuidadosos e atentos…
Por tudo isso conclamo: Psicólogos de todo o mundo (virtual), uní-vos em torno desta importante questão do Piso Salarial dos Psicólogos. Visitem o blog indicado, leiam o excelente texto introdutório e mobilizem seus colegas psi (estudantes e profissionais) no sentido de trazer esta pauta à tona. Não dá mais para fechar os olhos!