quinta-feira, 30 de abril de 2009

Terapia em cartoon


Foram lançados recentemente dois livros de cartuns cujos temas estão relacionados com a psicologia clínica (chamada por uns de psicoterapia e por outros de análise). O primeiro é o No divã com Adão (ed. Planeta), do cartunista Adão Iturrusgarai. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo "todo ser humano é sujeito a traumas, culpas e ressentimentos. Pode fazer terapia para lidar com essas situações... Ou pode fazer humor. Ou ambos, caso do gaúcho Adão Iturrusgarai, que está lançando 'No Divã com Adão' O livro reúne dezenas de HQs curtas que têm em comum não um personagem, mas, sim, uma espécie de equação. Por exemplo: "trocar o nome do amigo: um mês de análise; trocar o nome da namorada: dois meses de análise; trocar o nome da esposa na lua-de-mel: cem anos de análise". Abaixo dois exemplos:




O outro livro recém-lançado é o The New Yorker Cartoons - Terapia (ed. Desiderata), uma coletânea com desenhos de diversos cartunistas publicados no famoso jornal americano desde a década de 1940 - para saber mais clique na figura acima. Segundo o jornalista Sérgio Augusto, tradutor do livro, "Freud, Jung & cia. ficariam horrorizados com o que volta e meia acontece nos consultórios da New Yorker. Não me refiro apenas aos enfarados analistas que nem prestam mais atenção no que seus analisandos dizem, preferindo o som de um walkman (o iPod dos anos 1980), ou aos mercenários que só pensam em dinheiro, contando no relógio os minutos que faltam para a sessão chegar ao fim, mas sobretudo aos que não impõem limites, vale dizer, não reprimem seu instinto homicida, adotando catapultas e alçapões para mais rápida e eficazmente livrar-se de pacientes indesejáveis". Além do indicado, já foram publicados em português os volumes relativos aos temas "Gatos" e "Cachorros". E para Julho está previsto o lançamento de mais 3 volumes, enfocando médicos, advogados e dinheiro. Abaixo alguns cartuns da coletânea sobre terapia:



E já que estamos falando em terapia (ou análise)...



OBS: Todos estes cartuns expressam de uma forma cômica e um tanto exagerada a representação que a sociedade faz do psicólogo e do profissional psi de uma forma geral. Feliz ou infelizmente...
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Lucas Hypolito disse...

Ola!!
Nos do Laboratório de Divulgação Científica t adicionamos no Anel de Blogs na categoria de ciencias da vida.
c quiser mudar nos avise.
muito obriado.
http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc/

Sena do Aragão disse...

Oi Felipe,

Gostei muito do post. Usei algumas imagens em postagens no meu blog. De uma olhada se está tudo Ok com os créditos, por favor.

http://senaaragao.blogspot.com/2010/08/dia-do-psicologo-dia-27-de-agosto.html

Abraços!