Esquisitologia - Richard Wiseman
Foi lançado ano passado no Brasil pela editora Best Seller um livro que parece ser bastante divertido: Esquisitologia - A Estranha psicologia da vida cotidiana, do psicólogo americano Richard Wiseman, considerado por Michael Shermer, colunista da revista Scientific American "o psicólogo mais interessante e inovador do mundo atual". Algumas perguntas que o pesquisador se propõe a tentar responder em seu livro são (segundo o site Saúde Lazer): O que a data de nascimento pode lhe dizer sobre sua personalidade? Como o sobrenome influencia na escolha da profissão? Por que os políticos incompetentes sempre vencem as eleições? Qual é a piada mais engraçada do mundo? Por que os moradores de Nova Déli são mais solidários que os de Londres? De acordo com resenha de Leandro Kruszielski (disponível aqui) "todas as informações presentes no livro estão referenciadas com artigos publicados em conceituadas revistas científicas de Psicologia e, às vezes, pelos mais renomados psicólogos. Além disso, não se pode negar em nenhum momento a originalidade da obra e, principalmente, de seu autor". Ainda de acordo com esta resenha Richard "é professor da Universidade de Hertfordshire (...) mas sua fama ultrapassa os muros do ambiente acadêmico. Wiseman é conhecido principalmente por alguns de seus populares vídeos disponíveis na internet (como um vídeo sobre atenção que consegue fazer quase invisível um gorila dançando entre jogadores de basquete [uma adaptação deste video pode ser vista abaixo]) e pelos curiosos resultados de suas próprias pesquisas (como a que aponta Curitiba como a cidade com a maior velocidade de pedestres nas Américas)". Além do citado, o psicólogo tem uma série de videos em seu canal no YouTube (link) bem como outros livros publicados em português: Onde está o gorila? e O fator sorte, seu livro mais famoso nos Estados Unidos.
E ainda: de acordo com o Blog da Firma, Wiseman "participou de testes de diversos supostos “paranormais”, e é inclusive co-autor de um tratado técnico sobre o assunto, “Guidelines for Testing Psychic Claimants”, algo como “Regras para o Teste de Pessoas que Alegam Poderes Psíquicos”. Desses testes talvez o mais curioso tenha sido o que colocou a astrologia em rota de colisão com o mercado financeiro. O experimento envolveu três participantes em entrevista sendo uma astróloga financeira, um analista financeiro e uma criança pequena. Cada participante recebeu a soma hipotética equivalente a R$ 19 mil e a orientação de dizer como o dinheiro deveria ser investido no mercado de ações. A astróloga examinou cuidadosamente a data de formação das companhias. O investidor valeu-se de sua experiência de sete anos e para a criança, foi escrito os nomes de empresas em pedaços de papel para que ela escolhesse três. Ao final de uma semana, o grupo voltou a se reunir. Todos perderam dinheiro, pois foi uma semana difícil para o mercado (no ano de 2001). A astróloga perdeu mais, 10%. O investidor profissional, 7,1%. A criança, meros 4,6%. Curioso foi a astróloga que disse que, se soubesse que a criança era de Câncer, jamais teria jogado contra ela. O experimento foi prorrogado por um ano além da semana original, com os seguintes resultados: o investidor perdeu 46% do capital hipotético; a astróloga perdeu 6,2%. A criança lucrou 5,8%. No mesmo ano, a bolsa de Londres caiu 16%. Foi o ano em que estourou a “bolha” das empresas ponto-com.
Outro video famosíssimo de Wiseman é o “The Amazing Colour Changing Card Trick” (”O Espetacular Truque da Carta que Muda de Cor”), com mais de 3 milhões de acessos no YouTube. Trata-se de um experimento de Psicologia Cognitiva...