terça-feira, 12 de março de 2019

Por que os turistas tiram tantas fotos?

Os turistas, em geral, tiram muitas fotos - e eu, quando viajo, também. Mas eu fico me perguntando sobre o porquê disso e a única resposta que me vem à mente é que tiramos muitas fotos porque não confiamos em nossa memória. E de fato temos razões para não confiar. As ciências cognitivas há décadas apontam para as limitações e falibilidades de nossas lembranças: com o passar do tempo nós esquecemos grande parte do que vivenciamos, especialmente os detalhes, e ainda alteramos em nossa mente aquilo que de fato ocorreu, seja acrescentando coisas que não ocorreram - são as chamadas falsas memórias - seja eliminando ou distorcendo coisas que ocorreram - saiba mais no post A ilusão da memória. Isto talvez ajude a explicar essa obsessão dos turistas por registrar tudo o que vivenciam. Não creio na explicação simplista de que tais pessoas tiram muitas fotos para se exibirem nas redes sociais, pois muitas das fotos - a maioria, eu arriscaria dizer - jamais são compartilhadas, sendo apenas armazenadas. No meu entender, nós turistas temos medo de esquecer as experiências pelas quais passamos e por isso tentamos transformar vivências essencialmente subjetivas - e portanto frágeis e imperfeitas - em registros objetivos - e portanto seguros e precisos. A grande questão é que nossa memória, independente do que façamos ou queiramos, continuará sendo frágil e imperfeita, como nós próprios.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: