sexta-feira, 16 de julho de 2010

Psicólogos picaretas

O texto abaixo foi publicado em junho no blog CloacaNews. Infelizmente não posso discordar...

Zero hora usa alguns psicólogos picaretas para linchar dunga

O tablóide gaúcho Zero Hora, braço impresso da corporação mafio-midiática RBS, fez jus, em sua edição de ontem, 23, ao epíteto de jornalixo, carinhosamente cunhado por este blog. Em texto assinado por um certo Itamar Melo, a gazetinha alinhou-se incondicionalmente à sórdida campanha difamatória movida pelas Organizações Globo contra o técnico Dunga, da seleção brasileira de futebol. Sob o título “Psicanalistas analisam destemperos do técnico Dunga”, Zero Hora vale-se dos pareceres de “especialistas” para pespegar no treinador as pechas de “neurótico” e “paranóico”, entre outras patologias. Na verdade, foram ouvidos dois picaretas que, no afã de conseguir seus minutinhos de glória, não hesitaram em mandar às favas o Código de Ética Profissional do Psicólogo. O documento, exarado em 2005, no XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília, diz o seguinte em seu Artigo 2 , alínea “q”: “Ao psicólogo é vedado: realizar diagnósticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de serviços psicológicos em meios de comunicação, de forma a expor pessoas, grupos ou organizações". Esperar o que de um veículo que costuma basear suas reportagens em fontes cultivadas nos latões de lixo?
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Pris Müller disse...

Excelente texto, Felipe. Parabéns.
Gostaria de publicá-lo em meu blog 'De tudo um pouco'. Também sou psicóloga e sei que a ética está a cada dia sendo desvirtuada por alguns.
Abço.

Hugo Dias Perpétuo disse...

Felipe, muito bom seus desenhos.
Tomarei alguns deles para postar no meu blog.
abraço

Anônimo disse...

Concordo com a postura descabida de muitos psicanalistas ( não sei se são psicologos, pois para ser psicanalista não é necessária a graduação em psicologia ) ao emitirem diagnosticos para desqualificarem Dunga.
Não sou fã do Dunga, como técnico, mas o repeito como pessoa humana .Seu desempenho foi razoável para uma primeira experiencia como técnico. Lamento que na ocasião a seleção se tornou campo de estagio para o Dunga, mas a culpa é unicamente do Ricardo Teixeira. Apreciei muito a conduta de Dunga ao barrar na concentração do Brasil a intromissão de Fátima Bernardes, que desejava uma materia com exclusividade.