terça-feira, 25 de novembro de 2008

Psicologia na TV - Parte 2


Descobri no blog Ciência e Psicologia um programa de TV que parece interessante, apesar de apelativo - como quase todos os programas de "vida real". O programa, já na nona temporada, chama-se True Life (!!!) e é vinculado pela MTV às 23:00 horas de Quinta-Feira com reprise à 1:00 hora da manhã no Sábado (na verdade Domingo).

Outros episódios que parecem interessantes são: "Tenho Síndrome do Pânico" (saiba mais aqui); "Tenho Síndrome de Tourette", "Sou viciado em Metanfetamina", dentre outros. Fica a dica!
Cada programa mostra o dia-a-dia de uma ou várias pessoas com problemas específicos. Por exemplo, o último episódio vinculado na MTV Brasil, intitulado "True Life: Sou um alcólatra", acompanha a jovem Casey (foto abaixo) que, de acordo com o site do programa, "se mudou recentemente para Las Vegas, onde gasta todo o dinheiro dado pelos pais para pagar o aluguel em bebidas alcoólicas. Aos 21 anos, ela já foi presa algumas vezes, foi pega dirigindo embriagada e não consegue se manter num emprego. Agora, sem a ajuda dos pais e sem grana para pagar o aluguel, ela terá que arrumar um emprego e, ao mesmo tempo, largar a bebida que a acompanha diariamente". O outro caso mostrado neste episódio é o de Cristina, que "tem 24 anos e é uma alcoólatra assumida. Ela argumenta que bebe para tratar sua depressão, mas reconhece que não leva uma vida muito saudável. Depois de um porre homérico numa boate, ela finalmente começa a freqüentar as reuniões do AA. Mesmo assim, continua num forte ritmo de bebedeiras aos finais de semana até levar um fora do namorado por conta desses exageros. Depois disso, ela cai na real, larga o álcool, pede ajuda para família e amigos e planeja passar o primeiro aniversário sóbria em três anos". 

OBS: No site do programa tem uma enquete ridícula: Com que freqüência você toma um porre? O absurdo é que não há a alternativa "Não tomo um porre" ou "Não bebo". Infelizmente essa não tem sido uma opção para a juventude (que se diz tão independente, mas "depende" da bebida para se divertir). Beber muito ou excessivamente, eis a questão!

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Unknown disse...

Uma pena o programa não oferecer informações quanto aos tratamentos!

Nina Monteiro disse...

Vim dar uma olhada, aliás, como sempre faço. E, pelo menos, já sei uma das nossas conversas do dia 13: seu post sobre o Obama. hahaha
Beijos

Palmério disse...

Outro episódio muito bom da série true life é este.

Já tinha visto, Felipe?