Saiu ontem no site português Exame Informática:
E se o telemóvel substituir o psicólogo?
Um professor de psicologia japonês teve uma ideia capaz de fazer corar Freud e criou sessões interactivas de psicologia através do telemóvel.
A missão de Yutaka Ohno é ambiciosa: curar um país à beira da depressão, com o recurso ao celular. O sistema desenvolvido pelo investigador japonês utiliza o telemóvel para classificar os níveis de depressão do utilizador, fazendo perguntas sobre hábitos de alimentação ou de repouso. Os telemóveis dos japoneses são utilizados para servir de carteira, bilhetes nos transportes públicos e de televisão. Ohno explicou que o sistema não substitui completamente um tratamento de um psicólogo e que serve de complemento, noticia o Yahoo!Tech. O Japão tem uma das taxas de suicídio mais elevadas do mundo, com 30 mil vítimas em 2007.
---------------------------------------------------------------------------------
É absurdo (e até perigoso) acreditar que uma máquina um dia substituirá o contato humano na resolução de problemas complexos como a depressão - que é gerada e mantida por muito mais fatores do que os hábitos de alimentação e repouso de uma pessoa. Pode ser que o futuro mostre o quanto estou errado e que uma máquina possa efetivamente substituir um psicólogo e tratar a depressão, mas felizmente estamos longe disto: a humanidade ainda persiste. No mais acabou de surgir um novo significado para Terapia Celular.