No último dia 21 de setembro eu dei uma palestra, intitulada "Aproximações entre Neurociências e Educação: Desafios, limites, e possibilidades", para o o recém-criado Grupo de Pesquisas Neurociências, comportamento e cognição ligado à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Esta palestra faz parte de um Ciclo de lives intitulado "Neurociências e Educação: aproximações críticas", que está sendo organzado pela Neuroliga Marabá assim como pelo PPGECM. A palestra foi coordenada pelo professor Caio Maximino e transmitida em seu canal no Youtube. Como cheguei a comentar no Instagram (me segue lá: @felipestephan), este é o único tema que eu me considero de fato um especialista - no sentido de já ter lido muita coisa a respeito ao longo da última década. Estudei essa questão mais profundamente para a minha dissertação - que resultou no meu primeiro livro, "O cérebro vai à escola: aproximações entre neurociências e educação no Brasil", mas eu continuei lendo e tentando me manter atualizado sobre o assunto desde o fim do mestrado, em 2014. No meu segundo livro, inclusive, constam dois ensaios sobre a questão da aproximação entre neurociências e educação. Hoje já acho que tenho uma boa bagagem sobre o tema, que eu gosto muito de debater. Caso tenha interesse, assista a palestra, na íntegra, abaixo.