Existem filmes bons, existem filmes interessantes, existem até filmes importantes. E existem também filmes fundamentais. O brasileiro "Que horas ela volta?", escrito e dirigido pela Anna Muylaerte, faz parte de um restritíssimo grupo de obras que se enquadra nesta última categoria. Trata-se de um filme fundamental para entender o nosso mundo - e mais especificamente a sociedade brasileira. Mas não só. Penso que o filme, além de abrir os olhos de muitos para a absurda desigualdade social que vivemos (e que apesar dos inúmeros avanços, ainda permanece), pode ainda favorecer uma necessária mudança social. É claro que mudanças são lentas, mas os debates que tem se espalhado pelo Brasil sobre este filme, podem gerar consequências positivas. Quero acreditar nisso. No cinema onde fui - em um bairro de classe média-alta - não havia somente os espectadores típicos dos cinemas. Vi também pessoas que muito provavelmente trabalham como empregadxs, porteirxs e motoristxs destes espectadores típicos. Não eram muitos, claro, mas estavam lá. E isto tem ocorrido em vários cinemas do país.
E estas pessoas vão lá e muito provavelmente se identificam plenamente com a personagem Val, vivida de forma soberba pela Regina Casé (tenho lá minhas críticas ao programa Esquenta e até à própria pessoa da Regina Casé mas tenho que admitir que, como atriz, ela é sensacional). Se você já leu alguma coisa sobre o filme deve saber que Val é empregada doméstica, já há muitos anos, de uma família de classe média alta de São Paulo - ela é "praticamente" da família (#sqn). O filme retrata, do ponto de vista de Val e de sua filha a complexa e verticalizada relação entre patrões e empregados - que reproduz de forma mais ou menos explícita a relação Casa Grande e Senzala. Mas o que este filme traz de interessante não é simplesmente essa constatação, mas a produção de um incômodo constante ao colocar determinadas pessoas fazendo o que elas não "deveriam" estar fazendo. Exemplifico: é "sabido" que empregadas não devem almoçar na mesa com os patrões nem desfrutar da piscina da casa. Isto é entendido, normalmente, sem qualquer questionamento nem das empregadas nem dos patrões. Como diz Val, “a pessoa já nasce sabendo". Simplesmente "é" assim - como, supostamente, sempre teria sido. Mas e se de repente, não mais que de repente, a empregada (no caso a filha da empregada) almoçasse na mesa do patrão e nadasse na piscina? O que o filme nos causa todo o tempo é este incômodo de ver pessoas não seguindo os papéis sociais que elas "deveriam" estar seguindo.
Com isto, o filme consegue desnaturalizar determinadas regras sociais e com uma vantagem: sem demonizar os patrões. Estes não são retratados como sujeitos cruéis e sádicos que adoram submeter as empregadas a regras escrotas e sem sentido. Não. Eles são pessoas como eu ou você que simplesmente reproduzimos, muitas vezes sem pensar, determinadas regras implícitas e nos incomodamos quando elas são rompidas. Na verdade, a família retratada no filme é muito mais "progressista" do que muitas famílias de outros filmes e séries do tipo (e eu penso especialmente no filme francês Mulheres do sexto andar e na série Downton Abbey) e mesmo do que muitas das famílias classe-média-alta que se vê por aí. Em muitos momentos eles demonstram se importar com Val e parecem realmente gostar dela. A grande questão é que eles gostam e se importam com ela na medida em que ela (e por pressuposto, sua filha), segue determinadas regras. Quando estas são questionadas ou rompidas todo este aparente progressismo começa a ruir e a relação Casa Grande-Senzala fica evidente como nunca. Neste momento fica claro que Val não é "praticamente" da família: ela é empregada e eles patrões. Todo o véu de hipocrisia que cobre a relação patrão-empregado é exposto de forma nua e crua nesta obra fundamental do cinema brasileiro contemporâneo. #ficaadica
Update 10/09: Ainda refletindo sobre "Que horas ela volta?" pude perceber mais claramente que o filme retrata não somente um passado (e um presente) no qual a relação entre patrões e empregados remete à relação entre senhores e escravos, mas também a uma mudança em curso. E esta mudança é simbolizada de forma fenomenal pela personagem Jéssica, filha de Val. Jéssica não considera natural as regras implícitas e verticalizadas entre patrões e empregados e questiona essa relação assim como questiona as desigualdades do mundo. Mas não só. Jéssica almeja - porque pode almejar - outros objetivos para sua vida. Deseja fazer Arquitetura e Urbanismo na USP e de fato é aprovada - ao contrário de Fabinho, o filho mimado da patroa de Val. Jéssica pode e irá além. E isto porque uma série de políticas públicas iniciadas ou fortalecidas desde o primeiro governo Lula permitiram e incentivaram que pessoas como Jéssica pudessem chegar à universidade e almejar uma vida diferente daquela que seus pais tiveram e tem. Em meu cotidiano de trabalho (inicialmente como psicólogo e agora como assessor de assistência estudantil) em uma universidade pública tenho me deparado todos os dias e cada vez mais com pessoas como Jéssica: filhos e filhas de trabalhadores precarizados que ousam - porque podem ousar - estudar em uma universidade pública, tradicionalmente composta por filhos das classes média e alta que fizeram sua formação básica em escolas particulares. A universidade hoje é muito mais diversa e inclusiva do que a universidade de 20 anos atrás. E isto, ao contrário do que pregam os críticos (que apontam para um "rebaixamento da qualidade da educação superior"), é maravilhoso. Certamente muitos ajustes e aperfeiçoamentos ainda precisam ser feitos para que o acesso e permanência sejam fortalecidos, mas não é maravilhoso que Jéssicas e Fabinhos possam ter acesso e estudar juntos em uma universidade pública?
Update 10/09: Ainda refletindo sobre "Que horas ela volta?" pude perceber mais claramente que o filme retrata não somente um passado (e um presente) no qual a relação entre patrões e empregados remete à relação entre senhores e escravos, mas também a uma mudança em curso. E esta mudança é simbolizada de forma fenomenal pela personagem Jéssica, filha de Val. Jéssica não considera natural as regras implícitas e verticalizadas entre patrões e empregados e questiona essa relação assim como questiona as desigualdades do mundo. Mas não só. Jéssica almeja - porque pode almejar - outros objetivos para sua vida. Deseja fazer Arquitetura e Urbanismo na USP e de fato é aprovada - ao contrário de Fabinho, o filho mimado da patroa de Val. Jéssica pode e irá além. E isto porque uma série de políticas públicas iniciadas ou fortalecidas desde o primeiro governo Lula permitiram e incentivaram que pessoas como Jéssica pudessem chegar à universidade e almejar uma vida diferente daquela que seus pais tiveram e tem. Em meu cotidiano de trabalho (inicialmente como psicólogo e agora como assessor de assistência estudantil) em uma universidade pública tenho me deparado todos os dias e cada vez mais com pessoas como Jéssica: filhos e filhas de trabalhadores precarizados que ousam - porque podem ousar - estudar em uma universidade pública, tradicionalmente composta por filhos das classes média e alta que fizeram sua formação básica em escolas particulares. A universidade hoje é muito mais diversa e inclusiva do que a universidade de 20 anos atrás. E isto, ao contrário do que pregam os críticos (que apontam para um "rebaixamento da qualidade da educação superior"), é maravilhoso. Certamente muitos ajustes e aperfeiçoamentos ainda precisam ser feitos para que o acesso e permanência sejam fortalecidos, mas não é maravilhoso que Jéssicas e Fabinhos possam ter acesso e estudar juntos em uma universidade pública?