quinta-feira, 30 de abril de 2009

Terapia em cartoon


Foram lançados recentemente dois livros de cartuns cujos temas estão relacionados com a psicologia clínica (chamada por uns de psicoterapia e por outros de análise). O primeiro é o No divã com Adão (ed. Planeta), do cartunista Adão Iturrusgarai. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo "todo ser humano é sujeito a traumas, culpas e ressentimentos. Pode fazer terapia para lidar com essas situações... Ou pode fazer humor. Ou ambos, caso do gaúcho Adão Iturrusgarai, que está lançando 'No Divã com Adão' O livro reúne dezenas de HQs curtas que têm em comum não um personagem, mas, sim, uma espécie de equação. Por exemplo: "trocar o nome do amigo: um mês de análise; trocar o nome da namorada: dois meses de análise; trocar o nome da esposa na lua-de-mel: cem anos de análise". Abaixo dois exemplos:




O outro livro recém-lançado é o The New Yorker Cartoons - Terapia (ed. Desiderata), uma coletânea com desenhos de diversos cartunistas publicados no famoso jornal americano desde a década de 1940 - para saber mais clique na figura acima. Segundo o jornalista Sérgio Augusto, tradutor do livro, "Freud, Jung & cia. ficariam horrorizados com o que volta e meia acontece nos consultórios da New Yorker. Não me refiro apenas aos enfarados analistas que nem prestam mais atenção no que seus analisandos dizem, preferindo o som de um walkman (o iPod dos anos 1980), ou aos mercenários que só pensam em dinheiro, contando no relógio os minutos que faltam para a sessão chegar ao fim, mas sobretudo aos que não impõem limites, vale dizer, não reprimem seu instinto homicida, adotando catapultas e alçapões para mais rápida e eficazmente livrar-se de pacientes indesejáveis". Além do indicado, já foram publicados em português os volumes relativos aos temas "Gatos" e "Cachorros". E para Julho está previsto o lançamento de mais 3 volumes, enfocando médicos, advogados e dinheiro. Abaixo alguns cartuns da coletânea sobre terapia:



E já que estamos falando em terapia (ou análise)...



OBS: Todos estes cartuns expressam de uma forma cômica e um tanto exagerada a representação que a sociedade faz do psicólogo e do profissional psi de uma forma geral. Feliz ou infelizmente...

2 comentários:

  1. Ola!!
    Nos do Laboratório de Divulgação Científica t adicionamos no Anel de Blogs na categoria de ciencias da vida.
    c quiser mudar nos avise.
    muito obriado.
    http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc/

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe,

    Gostei muito do post. Usei algumas imagens em postagens no meu blog. De uma olhada se está tudo Ok com os créditos, por favor.

    http://senaaragao.blogspot.com/2010/08/dia-do-psicologo-dia-27-de-agosto.html

    Abraços!

    ResponderExcluir