quarta-feira, 8 de abril de 2009

Video da Semana - Steven Pinker



O psicólogo e linguista canadense Steven Pinker esteve no Brasil a pouco mais de um mês para proferir uma palestra no evento Fronteiras do Pensamento. Pinker, segundo o portal Zero Hora "é conhecido por sua defesa da psicologia evolucionista e da teoria computacional da mente" - o que fica claro no video. Para tanto, já escreveu vários livros, quatro deles publicados no Brasil - todos calhamaços de mais de 500 páginas: O instinto da linguagem (1994), Como a mente funciona (1997), Tábula Rasa (2004) e Do que é feito o pensamento (2008). Por toda sua extensa - e bota extensa - contribuição à ciência e à divulgação científica, Pinker foi nomeado em 2004, pela revista Time, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. 

Sem dúvida nenhuma Steven Pinker é um gênio. Se está correto ou não com suas idéias é outra história. O fato é que estou, há mais de um mês, lendo seu livro mais famoso Tábula Rasa, e a cada página fico mais espantado com sua inteligência e com a forma como ele transforma pensamentos em palavras. Antes de começar a ler, acreditava que não seria possível alguém escrever um livro tão grande sem se tornar repetitivo e redundante em algum momento. Mas até o ponto em que me encontro (página 450), Pinker discutiu tantas questões e apresentou tantos exemplos interessantes, que constantemente me pergunto como alguém pode saber tanto de tanta coisa. O que mais me assusta na verdade é a bibliografia do livro, que é colossal, deve ter mais de 50 páginas (e certamente mais de 500 livros e artigos). Como alguém pode ler, reter e organizar tanto conhecimento assim, meu Deus? 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Serpsico disse...

Olá Felipe! Por causa deste post resouvi procurar saber mais sobre Steven Pinker, como não tenho o livro dele achei uma tese na internet sobre o livro: A linguagem como instinto. Vou acabar de ler e escrer um resumo no meu blog. Se vc quiser trocar links comigo deixe um comentário no meu blog.
Um abraço.

Serpsico disse...

Já te adcionei em minha lista de blogs.