quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Psicologia do Esporte em alta no Brasil

A julgar pelas reportagens encontradas através do portal Google Notícias e, considerando o período pré-olimpíadas, tenho me espantado com a crescente inserção da psicologia no mundo do esporte. Em reportagem publicada hoje pelo JC Online, a psicóloga Grace Barros Correia busca definir esta área emergente. Interessante!

Psicologia do esporte
O esporte é uma prática que faz parte da história da humanidade. Faz bem à saúde e, para os que querem se profissionalizar, exige disciplina, determinação e dedicação plena.

Os caminhos a se percorrer em qualquer modalidade esportiva são repletos de ensinamentos sobre o viver, conviver, vencer obstáculos, alcançar metas, buscar o sucesso. A cada apresentação, o teste de desempenho, da competência, das condições físicas e psicológicas. A avaliação constante. Os críticos, a imprensa, as expectativas dos apaixonados que não desculpam falhas.

O esporte desencadeia um processo educativo onde os atletas se colocam em constante desafio, tendo que lidar com os limites capazes de os fazerem entender que são humanos. Aprendizagem contínua em direção ao pensar e agir cooperativamente com visão no coletivo. Reconhecer os vencedores, admitir e aprender com as derrotas, não desistir, competir com ética e respeito aos adversários.

A Psicologia tem entre suas especializações profissionais a Psicologia do Esporte, que trata questões emergentes relacionadas à pesquisa, às formas de intervenção, aos aspectos individuais como personalidade e motivação, as relações nos grupos, a coesão, a formação de vínculo, a liderança, dentre outros temas.

A Psicologia do Esporte pode contribuir com os clubes, mas também com os gestores organizacionais, através da orientação sobre a formação e desenvolvimento de times de trabalho que, com disciplina, treinamento e cooperação, são capazes de funcionar com sinergia.


Para quem se interessar disponibilizo abaixo outras reportagens sobre o assunto publicadas recentemente em diversos sites e disponíveis no Google Notícias. OBS: algumas matérias poderiam tranquilamente fazer parte da série "Notícias imbecis, manchetes idem".

Náutico pede ajuda para psicóloga para reagir no Brasileirão
Psicóloga garante seleção sem 'apagão' nas Olimpíadas de Pequim

Atlético-PR chama psicólogo para fazer gols

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: