quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jornada de Trabalho dos Psicólogos

Dia 11 de Julho, no Portal da Câmara dos Deputados, foi publicada a seguinte notícia. Importantíssima para nossa categoria!!!

Psicólogo pode ter jornada semanal de 24 horas
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3338/08, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que estabelece em 24 horas semanais a carga horária dos psicólogos nos setores público e privado. Atualmente, não existe carga horária para essa categoria profissional em lei federal. Segundo a proposta, a carga horária de 24 horas semanais não será vinculada ao piso salarial da categoria.
O projeto também obriga os órgãos públicos municipais, estaduais e federais a fixar essa carga horária nos editais de concursos públicos para psicólogos. "No Rio de Janeiro, por exemplo, psicólogos foram surpreendidos ao tomar posse no emprego porque a prefeitura mudou para 40 horas a carga horária semanal, embora a previsão do edital do concurso fosse de 32 horas", disse. Na avaliação do deputado, assim como médicos e professores, os psicólogos hoje são forçados a ter mais de um emprego para compensar os baixos salários.
Horas extras
Segundo a proposta, os psicólogos deverão receber o pagamento de horas extras quando a carga horária exceder o limite de 24 horas semanais. O pagamento dessas horas será regulado por contrato firmado entre empregado e empregador.
O projeto altera a Lei 5.766/71, que criou o Conselho Federal e os conselhos regionais de Psicologia.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
- PL-3338/2008

Um comentário:

  1. Oiiiiiiiii Felipe!!!

    Gostei do blog, principalmente das críticas que vc sempre faz e das piadas em tirinhas!!!!

    Sempre que puder, entro e comento!!!

    Bjão

    ResponderExcluir